Um menino de três anos de idade morreu no domingo (2) em Campina Grande, Agreste paraibano, com suspeita de meningite. O caso foi confirmado pela gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a gerente Elília Pombo, a criança apresentou sintomas na terça-feira (25) e foi internada no Hospital Geral da Clipsi no sábado (1).
Na quinta-feira (27) o menino não foi ao colégio, pois apresentava otite aguda, dor de cabeça, febre e rigidez na nuca, segundo informado no prontuário do paciente no hospital. O quadro, conforme Elília, era de meningite bacteriana, o que não leva motivos de preocupação ou suspeitas de infecção em colegas de sala da criança e nos demais alunos.
"Fomos comunicados sobre o caso desde a hora do óbito. A criança não morreu por meningite meningocócica nem viral, o que não detona nenhuma ação de controle a ser feita na escola", explicou Elília Pombo.
Apesar da Secretaria de Saúde não ter recomendado, a direção do Colégio da Imaculada Conceição (Colégio das Damas) informou que suspendeu as aulas nesta segunda-feira (3) e providenciou uma higienização em suas dependências. A escola será reaberta na terça-feira (4).
"A meningite bacteriana acontece quando um agente infeccioso está no organismo da pessoa e, por alguma fragilidade imunológica, essa bactéria se instala nas meninges", explicou a gerente de Vigilância Sanitária.
De acordo com a administração do Hospital Geral da Clipsi, ainda será divulgado o resultado de um exame com material líquido colhido no menino para comprovar as suspeitas de meningite.