4 de out. de 2011

Criança de três anos de idade morre com suspeita de meningite na PB.

Um menino de três anos de idade morreu no domingo (2) em Campina Grande, Agreste paraibano, com suspeita de meningite. O caso foi confirmado pela gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a gerente Elília Pombo, a criança apresentou sintomas na terça-feira (25) e foi internada no Hospital Geral da Clipsi no sábado (1).

Na quinta-feira (27) o menino não foi ao colégio, pois apresentava otite aguda, dor de cabeça, febre e rigidez na nuca, segundo informado no prontuário do paciente no hospital. O quadro, conforme Elília, era de meningite bacteriana, o que não leva motivos de preocupação ou suspeitas de infecção em colegas de sala da criança e nos demais alunos.

"Fomos comunicados sobre o caso desde a hora do óbito. A criança não morreu por meningite meningocócica nem viral, o que não detona nenhuma ação de controle a ser feita na escola", explicou Elília Pombo.


Apesar da Secretaria de Saúde não ter recomendado, a direção do Colégio da Imaculada Conceição (Colégio das Damas) informou que suspendeu as aulas nesta segunda-feira (3) e providenciou uma higienização em suas dependências. A escola será reaberta na terça-feira (4).

"A meningite bacteriana acontece quando um agente infeccioso está no organismo da pessoa e, por alguma fragilidade imunológica, essa bactéria se instala nas meninges", explicou a gerente de Vigilância Sanitária.

De acordo com a administração do Hospital Geral da Clipsi, ainda será divulgado o resultado de um exame com material líquido colhido no menino para comprovar as suspeitas de meningite.