6 de out. de 2011

Construção do Matadouro em Itabaiana.

À Prefeitura Municipal de Itabaiana - PB está em fase de conclusão do projeto técnico para a construção do Matadouro Público Municipal. Que cujo Matadouro será construído no Distrito de Brejinho, próximo a Rua  Rafael Alves Viana, à  uma distância de aproximadamente 2 km da área urbana. 


Com as quais a demanda de abate do município é de vários bois por semana.  e dimensionamento do sistema de tratamento se baseia no atual número de abates semanal de animais, e no provável crescimento desta demanda em função do aumento das melhorias das condições de uso, que atenderão aos padrões exigidos pela norma vigente. O projeto, além dos aspectos técnicos, visa também compatibilizar tais aspectos com a realidade econômica do município. 

A construção do matadouro segue todas as normas e orientações da Vigilância Sanitária, adequando-as a realidade local. E com a implantação do Matadouro irá atender as exigências mínimas da legislação em vigor, que requer das autoridades competentes, a cuidadosa percepção de todas as condições inerentes ao processo. No sistema de abastecimento d’água foram estudadas duas alternativas: pelo fornecimento através da rede pública de abastecimento ou pela perfuração de poços. A escolha de um ou outro sistema depende da disponibilidade e viabilidade do mesmo. 

Com isso será adotado o sistema de consumo de água que é variando entre 500 e 1.000 litros por boi, sendo adotado nesse projeto 1.000 litro por boi. Para atender a essa demanda, foi dimensionado um reservatório com grande capacidade. A finalidade da água no processo de abate é a limpeza dos animais, dos currais, do galpão principal, e etc. Neste caso a água será totalmente reaproveitada, 80% serão tratado e 20% serão descartado.
O tanque de sangue deve se localizar nas proximidades do matadouro, para que seja coletado e armazenado o sangue proveniente dos processos de abate, afim de que seja reaproveitado sendo transformado em farinha para compor rações nutritivas.

O Boi será totalmente aproveitado desde o chifres até os Ossos, que estar à disposição da indústria que usa está matéria primas e entre outros.

Os custos para a construção do Matadouro Público Municipal de Itabaiana perfazem o montante de R$300,000,00 (Trezentos Mil reais), incluídos todos os custos decorrentes de mão-de-obra, e materiais de construção.