As chuvas que causam transtornos nos Estados da região Nordeste desde o início da semana devem marcar o feriado de Páscoa. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai chover em todos os Estados nordestinos até o próximo domingo. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região.
A chuva desta quarta-feira (20) não foi tão intensa quanto a registrada nos dias anteriores, mas o alerta na região continua. Em João Pessoa (Paraíba), o tempo ficou nublado durante a manhã, mas voltou a chover no final da tarde. O prefeito da cidade, Luciano Agra, decretou estado de emergência em 12 comunidades em áreas de risco. Segundo o Inmet, a previsão aponta chuva forte no leste do Estado.
Na região metropolitana do Recife (Pernambuco), pelo menos 113 deslizamentos de barreiras já foram registrados em menos de 48 horas. A situação é de alerta também em Cabo de Santo Agostinho, onde houve 10 quedas de barreiras, e em Jaboatão dos Guararapes, com 61 até a manhã de hoje. Em Recife foram colocadas lonas em áreas de risco para minimizar os efeitos da chuva. Apesar das ocorrências, não houve feridos.
Ontem, a avenida Agamenon Magalhães ficou completamente inundada e dificultou a chegada dos motoristas que iam para Boa Viagem ou Olinda. A avenida Abdias de Carvalho também foi tomada pela água, assim como a avenida Recife, as principais da cidade. Eram poucos os motoristas que arriscavam passar por esses locais –até os ônibus tiveram dificuldade de enfrentar o trânsito, que ficou caótico.
A intensidade das chuvas no Rio Grande do Norte causou problemas nos açudes no Estado: todos os principais reservatórios, segundo monitoramento do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), já ultrapassaram metade da capacidade.
Chuvas com intensidade de moderada a forte devem atingir o norte do Estado do Maranhão até amanhã à noite, inclusive com trovoadas e rajadas de vento ocasionais.
Boletim aponta chuvas acima da média
Em boletim divulgado nesta quarta-feira, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e as secretarias e órgãos de meteorologia dos Estados do Nordeste informaram que as chuvas “deverão ficar acima da média durante o período de maio a julho de 2011”. A previsão foi feita durante reunião de análise climática, realizada em Maceió.
Segundo a previsão, 45% das chuvas nesse período deverão ficar acima da média e devem atingir principalmente o litoral dos nove Estados. “Ressalte-se que este padrão térmico próximo à costa favorece a ocorrência de episódios extremos de precipitação”, informa o boletim.
Segundo a previsão, 45% das chuvas nesse período deverão ficar acima da média e devem atingir principalmente o litoral dos nove Estados. “Ressalte-se que este padrão térmico próximo à costa favorece a ocorrência de episódios extremos de precipitação”, informa o boletim.